Disposição principal: Introversão
Função de percepção mais conscientemente utilizada: Intuição
Função de julgamento mais conscientemente utilizada: Sentimento
Modo pelo qual mais conscientemente aborda o mundo externo: Percepção
INFP
▪ Tem sentimentos profundos, valorizando suas harmonias, mas raramente os expressa porque a ternura e a convicção passional íntima são ambas marcadas pela reserva e calma.
▪ É independente das opiniões alheias, mantendo-se ligado a uma lei moral interior.
▪ Costuma ser caloroso e entusiasmado, mas não o demonstra até conhecer bem alguém.
▪ Julga tudo e a todos de acordo com valores pessoais e protege esses valores a qualquer custo. No entanto, é flexível, tolerante e adaptável - desde que, é claro, algo não coloque seus valores em perigo, ocasião em que recusa a adaptar-se, tornado-se inflexível.
Ocasionalmente pode utilizar o pensamento julgador para dar apoio racional a seus objetivos sentimentais, mas nunca permite que o juízo racional se oponha a seus propósitos.
▪ Pode realizar duas coisas em que nos outros tipos é raro se ver: perceber as qualidades diversas dos vários tipos e perceber que as diferenças entre um tipo e outro podem ser vistas mais como virtude do que como defeito. Trata-se de uma qualidade que pode fortalecer os talentos desse tipo.
-x-
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Introversão, Intuição, Sentimento e Percepção
Não me canso de estudar os tipos psicológicos Junguianos... é genial! Tudo que falei acima é sobre MINHA tipologia... tem mais 15, se não me engano. Quem quiser saber qual é a sua é só fazer o Inventário MBTI - Myers Brigss Type Indicator. Acredito que a vida de todos nós poderia ser "mais fácil" se nos conhecessemos melhor. Bom, pra isso existe a psicologia junguiana e seus adeptos , como eu ;)
Postado por L. Marins às 14:14
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário